FESTA DO TRABALHADOR!

FESTA DO TRABALHADOR!

domingo, 30 de maio de 2010

Dirigentes Sindicais do SINTESPEM visita os Servidores Municipais GREVISTAS de Presidente Dutra-MA.


Dirigentes do SINTESPEM estarão visitando os locais de trabalho dos servidores municipais de Presidente Dutra, em apoio aos GREVISTAS, nesta segunda dia 31. No decorrer desta manhã, o sindicato não recebeu nenhum comunicado da prefeita municipal, em atender a pauta de reivindicação dos servidores municipais.

FETRACSE-MA, participará de Conferência em São Paulo-SP.


O presidente da FETRACSE-MA professor Gilvan Freire, estará embarcando nesta segunda-feira 31/05 às 15h00 do Aeroporto de São Luis – MA, para São Paulo – SP. O mesmo participará de uma Conferência entre as centrais sindical CUT, Força Sindical, CTB, Nova Central e CGTB, que será realizada no dia 1º de junho de 2010, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo – SP, a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora pára numa grande Assembléia, reunir dezenas de milhares de dirigentes e ativistas sindicais para discutir e deliberar sobre um projeto nacional de desenvolvimento para o País, iniciativa inédita e histórica que marcará a trajetória do movimento sindical através da afirmação do protagonismo e da unidade dos trabalhadores. O presidente Gilvan Freire, terá a oportunidade de defender as pautas de reivindicações da classe trabalhadora do ramo dos municipais da Região Centro Sul do MA.

Sete dicas para combater a depressão sem custo nem remédios.


Manter um estado emocional positivo e combater a depressão são atitudes fundamentais na prevenção de doenças. Diversos estudos científicos já comprovaram que as boas emoções são um excelente reforço contra gripes, resfriados, alergias, obesidade, problemas de pele, hormonais, cardíacos e gástricos. Passeando pela net, encontrei vários textos interessantes sobre o assunto e decidi postar a sábia opinião do doutor Luiz Gonzaga Leite, chefe do Departamento de Psicologia do Hospital Santa Paula, de São Paulo, que afirmou: “independentemente do tamanho e do tipo de problema de cada um, é preciso ter domínio sobre os próprios pensamentos e aprender a ‘enxergar a luz no fim do túnel’”.

A depressão deve ser encarada como uma doença como outra qualquer, como o diabetes e as doenças do coração. Ou seja, pode ser prevenida e tem controle. Para quem não tem acesso a terapias de grupo e não tem recursos para consultar um bom psicólogo, Leite revela sete dicas para combater o estresse sem custo algum e sem remédios:

1. Pare de se culpar. “Há um tipo de pessoa com altíssimo nível de autocrítica e que acredita ser culpada por todos os problemas, incluindo os das pessoas à sua volta. Essa dica serve para todos nós: é necessário começar a dividir o problema em partes e verificar exatamente qual é o seu papel para que a situação sofra mudanças favoráveis. Não se martirize pelo que está fora do seu alcance!”

2. Perca o medo de envelhecer. “Tem muita gente que se deprime ao imaginar-se em desvantagem na vida profissional e pessoal somente porque passou dos 30, 40, ou 50 anos. Encare a crise da meia-idade como mais uma possibilidade de crescimento pessoal, de dar uma ‘virada’ profissional e afetiva. Se seu parceiro está passando por isso, aceite a situação como algo natural do processo de amadurecimento e, talvez, conjugal. Exponha suas opiniões com serenidade e aproveite você também para definir a qualidade de vida que quer para si de agora em diante.”

3. Desabafe de vez em quando. “É sempre importante cultivar amigos e ter um bom relacionamento com familiares, principalmente quando se quer desabafar. Claro que você deve evitar reclamar de tudo e de todos para os que estão próximos. Nada disso! Mas ter com quem se abrir e estar pronto para ouvir o que nem sempre se quer ouvir é um passo importante para evitar o estresse.”

4. Pratique exercícios. “Não é preciso se transformar num maratonista. Se você caminhar vigorosamente três dias por semana, durante 30 minutos, não apenas se sentirá mais saudável, como também perceberá que o bom humor será mais constante na sua vida.”

5. Se atenha à rotina normal. “Pessoas em crise de depressão geralmente sentem-se desestimuladas para cumprir inclusive tarefas mais simples, como lavar a louça, levar os filhos ao colégio, fazer uma boa refeição ou até mesmo caprichar na higiene diária. Nesses momentos, insistir em cumprir tudo o que faz parte da rotina faz parte do processo de cura.”

6. Evite álcool e drogas. “Algumas pessoas com depressão acabam recorrendo ao álcool e às drogas com intenção de se livrar do problema. Esse é um dos piores erros que se pode cometer, já que, a longo prazo, essas substâncias afetarão a química cerebral e certamente colocarão em risco seus relacionamentos no trabalho, na vida a dois e em família.”

7. Coma e durma bem. “Alguns alimentos comprovadamente fazem bem à saúde e proporcionam bem-estar. Portanto, vale a pena incluir mais frutas e vegetais na alimentação, assim como peixes, grãos integrais e proteínas. Dormir bem é outra dica de combate à depressão. Mas, preste atenção: não se entregue ao sono o dia inteiro. Combata o desânimo tentando dormir entre seis e oito horas por noite e utilizando o dia para cumprir com boa disposição todas as tarefas”.

Fonte: Prof. Dr. Luiz Gonzaga Leite, chefe do Departamento de Psicologia do Hospital Santa Paula, de São Paulo (www.santapaula.com.br)

sábado, 29 de maio de 2010

Deputados na lista de fichas sujas do TCE.

dom, 30/05/10por Décio Sá
categoria Eleições
tags Chico Leitoa, Ficha Limpa, ficha-suja, TCEMA

O TCE divulgou na quinta-feira a relação de gestores inadimplentes encaminhada ao TRE. São gestores públicos que tiveram suas contas julgadas irregulares ou receberam parecer prévio pela desaprovação nos últimos cinco anos e não devem ser candidatos nas eleições deste ano. São 1.600 processos julgados entre contas de prefeitos e presidentes de câmaras municipais. Da relação constam os nomes de vários deputados no exercício ou que acabaram de deixar o mandato. O maior ficha suja da Assembleia é o ex-prefeito de Timon Chico Leitoa (PDT – foto). Ele tem nada menos que cinco contas desaprovados pela Corte de Contas, sem nenhum julgamento pela Câmara. É carta fora do baralho da na eleição. Na verdade, não deveria nem ter assumido o mandato por está com seu registro cassado desde 2006. Outros nomes são dos deputados Penaldo Moreira (PSC) e Irmão Carlos (PSDB). Penaldon teve contas rejeitadas como prefeito de Presidente Sarney e o tucano como presidente da Câmara de Açailândia. A ex-prefeita de Caxias Márcia Marinho (PMDB) também integra a relação. Os deputados Fufuca Dantas (PMDB) e Valdivino Cabral (PV) estão na lista com contas desaprovadas no período que administraram Alto Alegre do Pindaré e Santa Inês. No entanto, tiveram a contabilidade de suas gestões aprovadas pelas Câmara Municipais, o que lhes garante a candidatura. Ex-prefeito de São João dos Patos e atual secretário Celso Rocha Santos, o Celsinho (Assuntos Estratégicos), é outro na lista dos fichas sujas. Os ex-prefeitos e ex-deputados Reinaldo Calvet (Bacabeira), Aurino Barros (Gonçalves Dias), Ricardo Archer (Codó), Avelar Sampaio (Barra do Corda), Deusdedith Sampaio (Açailândia) e o atual prefeito de Nova Olinda, Hemetério Weba (PV), são outros nomes de destaque da relação. Confira as listas encaminhadas ao TRE.

Lideranças Sindicais Defedem a pauta dos Servidores Municipais em GREVE na Câmara Municipal de Pres. Dutra-MA.

Informações Importantes sobre a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora .

Sex, 28 de Maio de 2010 18:35 .NÂO ESTACIONE FORA DOS LOCAIS INDICADOS

Todos os ônibus devem ser identificados com CRACHÁ fixado no vidro na frente dos carros.

No crachá deve constar a origem do veículo (cidade, bairro, etc), o nome do condutor, o nome do coordenador e seu telefone.

Ao chegarem nos pontos de encontro (Av Olavo Fontoura nº 1500 e Av. Nicolas Boer nº 301 (junto a Av. marques de São Vicente), os ônibus serão comboiados em pelotões de 10 a 20 carros para o desembarque na área do estádio:

Os ônibus com origem na Av Olavo Fontoura deverão fazer o desembarque dentro da Praça Charles Miller e os ônibus provenientes da Av. Nicolas Boer farão o desembarque na lateral do estádio, Av. Paulo Passalaqua.

Após o desembarque os ônibus serão reconduzidos pelos motoqueiros ás áreasde estacionamento.
O evento deverá terminar ás 14 horas, portanto ás 13h30 os ônibus deverão ser reconduzidos pelos motoqueiros aos seus pontos de embarque (mesmos de desembarque).

Ao chegarem no estádio os carros serão anunciados pelo auto-falante do estádio para que os passageiros saiam e caminhem até o local de partida.
Os coordenadores dos ônibus devem ser informados sobre a chegada dos ônibus no local de embarque e os passageiros deverão aguardar dentro do estádio o anúncio, através do auto-falante, da chegada dos ônibus para então caminharem até o local da partida.

Os passageiros também poderão ser chamados para o embarque pelos coordenadores.

Uma viatura da CET ficará estacionada na entrada do estacionamento da Praça Charles Miller, junto a banca de jornal, para tirar eventuais dúvidas que possam ocorrer.

A seguir confira os modelos do CRACHÁ.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

ATENÇÃO: PARTICIPANTES DE SÃO PAULO, USAR METRO LINHA VERDE - ESTAÇÃO CLÍNICAS

Conferência Nacional da Classe Trabalhadora

As centrais sindicais CUT, Força Sindical, CTB, Nova Central e CGTB realizarão no dia 1º de junho de 2010, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo – SP, a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora para, numa grande Assembléia, reunir dezenas de milhares de dirigentes e ativistas sindicais para discutir e deliberar sobre um projeto nacional de desenvolvimento para o País, iniciativa inédita e histórica que marcará a trajetória do movimento sindical através da afirmação do protagonismo e da unidade dos trabalhadores.

FETRACSE -MA SE FILIA A FORÇA SINDICAL, JUNTAS, REALIZARAM SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PARA DIRIGENTES SINDICAIS EM PRESIDENTE DUTRA-MA.

Nesta sexta-feira 28/05 no Auditório do SINTESPEM de Presidente Dutra, foi realizado um Seminário de Formação Sindical para Dirigentes Sindicais da Região Centro Sul do Maranhão. Segundo o presidente da federação Gilvan Freire, vários sindicatos da região filiados a federação se fizeram presente. Presidente Dutra, Governador Eugenio Barros, Jatobá, Fortuna, Capinzal do Norte, Gonçalves Dias, Santa Filomena do MA, São José dos Basílios, Graça Aranha e Barão de Grajaú. A Força Sindical do MA, em nome do presidente Marfio Lima, contribuiu muito para a realização deste evento, que foi de grande valia, onde os dirigentes sindicais participaram assiduamente nas discussões dos temas sindicais pela central, enriquecido pela palestra do companheiro André da Força Sindical Nacional que esclareceu várias dúvidas quanto aos reconhecimentos dos pedidos de registro sindical das entidades sindicais. Hoje, é fundamental a troca de experiência envolvendo a classe trabalhadora e principalmente dirigentes sindicais. Foi neste intuito, da união destas duas organizações FETRACSE-MA E FORÇA SINDICAL unidas em torno de um propósito, trabalhar juntos em prol dos trabalhadores do ramo dos municipais. Vários diretores sindicais falaram dá relevância da luta sindical e todos contribuíram com suas experiências sindicais. Após as discussões do temas frisados sobre o seminário de FORMAÇÃO PARA DIRIGENTES SINDICAIS, o presidente do SINTESPEM de Presidente Dutra Ivaldo Lopes Passos e Gilvan Freire presidente da FETRACSE-MA, fizeram um relato sobre o apoio da Força Sindical em prol dos trabalhadores da região centro sul, na participação direta e indireta. Os mesmos, não mediram esforços em participar juntos com dirigentes sindicais da região em São Luis-MA, percorrendo vários jornais, rádios e emissoras de televisão, no intuito de dá maior publicidade nos fatos ocorridos da região, tendo com exemplo: ameaça de morte de dirigente sindical apontada por executivo municipal, presença em atos públicos, greves e participações em reuniões de negociação com gestores municipais. Relataram ainda, dessa união e apoio da central, levando em consideração de que as entidades sindicais ainda não serem filiadas a Força Sindical. Com isso, dirigentes sindicais dos sindicatos de base reconhecendo o trabalho da central, aprovaram afiliação da FETRACSE-MA a Força Sindical. No entanto, sem dúvida alguma, proclamou apoio da federação em se unir oficialmente a Central. FETRACSE-MA E FORÇA SINDICAL, unidas para defender os trabalhadores.












































quinta-feira, 27 de maio de 2010

A FETRACSE-MA: Federação dos Trabalhadores do Ramo dos Municipais de Presidente Dutra e Região Centro Sul do MA, pede apoio da sociedade quanto à greve dos Servidores Municipais de Presidente Dutra-MA.


Os trabalhadores e trabalhadoras em educação das escolas públicas municipais de todo o Brasil recebem vencimentos diferentes, apesar das municipalidades obterem o mesmo repasse financeiro por aluno matriculado. Um verdadeiro descumprimento do princípio da isonomia (igualdade), previsto constitucionalmente.

No último dia 13 de maio, os servidores municipais  iniciaram um movimento paredista por tempo indeterminado, motivados pelas péssimas condições de trabalho, pelo descumprimento dos direitos consagrados  e na aprovação do estatuto do servidor público municipal e a reposição em 15.97% na tabela do plano de cargos, carreira e vencimentos do magistério e por um salário digno, que valorize os profissionais que não são do magistério.

Hoje, em meio ao movimento de greve, estamos fazendo manifestações para que toda a sociedade saiba e nos apóie na luta em defesa de uma Escola Pública de Qualidade. Exigimos o respeito aos direitos já conquistados. Este governo que aí está vem se negando a atender as principais reivindicações da categoria desde o início, demonstrando a sua falta de compromisso com uma política séria de educação.

Somos nós, que com nosso trabalho, educamos para a vida a maioria dos filhos e filhas dos cidadãos presidutrense e lutamos para que as promessas desse governo, relativas à Educação, sejam cumpridas. Mas precisamos da compreensão e apoio da comunidade. Precisamos que a população de Presidente Dutra não encare a paralisação dos servidores municipais como uma simples reivindicação de reajuste de vencimento. Precisamos que a sociedade nos ajude a alavancar um ciclo virtuoso de política social voltada à educação das nossas crianças.

Chega de enganar o povo! Precisamos de escolas bem estruturadas, que respeitem a dignidade da pessoa humana, que dê ao professor condições de desempenhar seu trabalho com afinco e prazer. Chega de promessas não cumpridas e de alunos concluindo o ensino fundamental sem o domínio da leitura. Chega de conversa, senhora prefeita. Já estamos no segundo ano de mandato e nada muda nesta cidade. Onde está o nosso governante?

A noite vai ser boa!

qui, 27/05/10por Décio Sá
categoria Variedades
tags Rosana Drinks, Salgueiro, Viviane Araújo, Zorra Total
Conforme havia anunciado o blog em primeiríssima mão, será realizado hoje e amanhã o show da atriz, modelo e rainha de bateria da Salgueiro, Viviane Araújo, na boate Rosana Drinks, no Turu. A musa desembarcou às 14h em São Luís e está descansando no hotel. Segundo apurou o blog, o cachê de Viviane para apresentaçao na capital foi R$ 14 mil. O que tem de homem querendo investir para virar amigo da modelo não está escrito. Enciumada, a mulherada da cidade está pegando no pé de maridos e namorados para não deixar eles se aproximarem do Turu hoje à noite. Vamos pegar leve meninas porque olhar não tira pedaço! Liberem o vale-night. Para evitar confusão e aglomeração, só estão sendo vendidas mesas a R$ 350,00. Se você se empolgou com a foto abaixo não deixe de ver aqui o making of deste ensaio. Boa festa!

2 Comentários para “A noite vai ser boa!”

1jose carlos silva:

27 maio, 2010 as 18:05 DÉCIO,

O preço da mesa é trezentos reais. Um dos amigos que ia comigo foi obrigado a desistir, ainda tenho um lugar na minha,se voce quiser se deleitar com a VIVIANE é meu convidado.

2 augusto:

27 maio, 2010 as 18:45 vale a pena conferir. agora sim , alto nivel




GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE PRESIDENTE DUTRA CONTINUA...

A Diretoria do SINTESPEM informa sobre a decisão da assembléia realizada neste 27 de maio de 2010, que os servidores municipais continuarão em GREVE após analise da proposta da gestão municipal, que foi REJEITADA por mais de 90% dos presentes da assembléia. E muitos dos presentes em especial os profissionais da saúde e professores disseram que não deixarão de lutar por seus direitos. Vários servidores falaram indignados que sempre são os mesmos que ficam no prejuízo. A diretoria entende que agora é preciso que haja um esforço maior da prefeita para atender melhor os direitos dos servidores para dar fim à GREVE.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Servidores Municipais de Presidente Dutra em GREVE, aclamam justiça! Negociação Já.

Após Ato Público realizado nesta segunda – feira dia 24/05 pelos servidores municipais de Presidente Dutra em GREVE desde o dia 13/05, com chegada à Câmara Municipal, os vereadores da situação e líderes do governo, frisaram que a prefeita irá sentar com as comissões de vereadores e do sindicato nesta quarta – feira dia 26, às 17h00 na sede da Prefeitura Municipal de Presidente Dutra-MA. O SINTESPEM espera que esta negociação, venha atender as pautas de reivindicações dos servidores.

Prefeito Raimundo Teles de Governador Luiz Rocha-MA, realizou "Ato Infame:" Surrupiou R$ 150,00 dos Professores.


Aconteceu nesta terça-feira 25 de maio de 2010, Ato Público Impactante dos trabalhadores municipais de Governador Luiz Rocha, contra a corrupção instalada na gestão do Prefeito Municipal RAIMUNDO TELES. As Organizações: SINTESPEM (Sindicato Regional dos Trabalhadores Municipais da Região Central do MA) e FETRACSE-MA, (Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal da Região Centro Sul do MA), vem atuando contra este ato INFAME do prefeito. Os servidores municipais, pais de alunos, alunos e vários populares saíram pelas principais ruas da cidade em protesto contra o prefeito RAIMUNDO TELES, que vem causando sérios prejuízos a sociedade local. Como redução de salário dos servidores que afetou também o comercio local. Alem disso, os serviços públicos oferecidos a população se encontram em situação precária. Na saúde, o hospital do município está em reforma há quase dois anos e pacientes tomam banho com balde de água. Na educação os professores são os salvadores da pátria e o prefeito ao invés de valorizar estes trabalhadores, dá um golpe no salário dos docentes, todos os manifestantes do ato público foram até a Câmara Municipal e cobraram dos Vereadores soluções para resolver os problemas da população como: mais investimento na educação, saúde e na infraestrutura. Os servidores cobraram também no ato a aprovação do estado e os PCCS do magistério dos servidores da saúde e da administração.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CONVOCATÓRIA:

Prezados (as) Companheiros (as);

Em conformidade ao nosso Plano de Ação para 2010 da Federação. Iremos realizar nesta sexta-feira 28/05, o 1º Seminário de Formação para Dirigentes Sindicais. Esta é a oportunidade de estarmos informados dos nossos movimentos sindicais. Neste dia, estará conosco os diretores da Força Sindical do MA e Nacional.

Anexado enviamos a convocatória. Contamos com sua presença.

Saudações Fetracsistas:

Abraços;

Gilvan Freire...

Dirigentes Sindicais da Região Centro Sul do MA, participaram do ENCLAT (Encontro Estadual da Classe Trabalhadora) em São Luis-MA.


Nesta sexta-feira 21/05/10 na Assembléia Legislativa do Maranhão, aconteceu o ENCLAT-MA, (Encontro Estadual da Classe Trabalhadora), As Centrais Sindicais, Força Sindical, CTB e Nova Central e lideranças de sindicatos, participaram deste movimento, que formularam diretrizes do movimento sindical do Estado do Maranhão, a serem entregue aos pré-candidatos ao Governo Estado do Maranhão, e ainda encaminhá-lo à Conferencia da Classe Trabalhadora –CONCLAT, que será realizada em São Paulo em 01/06/10 . Os presidentes da FETRACSE-MA E SINTESPEM Gilvan Freire e Ivaldo Lopes receberam convite da Força Sindical do MA, para estarem presentes neste encontro. Com isso, representaram todos servidores municipais da Região Centro Sul do MA. Ivaldo Lopes do SINTESPEM (Sindicato dos Trabalhadores Municipais da Região Central do Maranhão, fez encaminhamento para as centrais sindicais sobre os servidores da saúde, onde os mesmos reivindicam vários adicionais pela atuação que exerce, mas não são reconhecidos. Dentre eles os adicionais de Insalubridade e compensação orgânica e que sejam garantidos no Estatuto Municipal e nos Planos de Cargos, Carreira da Categoria. Gilvan Freire, também solicitou das Centrais Sindicais, FORÇA SINDICAL, CTB E NOVA CENTRAL, que façam uma CAMPANHA NACIONAL sobre a Regularização do Trabalhador à Previdência Social. Vários prefeitos do Brasil não informam o nome do trabalhador na GFIP se os fazem, mas, de forma irregular, não individualizando o nome do trabalhador, se informa, mas não declara o valor real dos vencimentos, ocasionando assim, prejuízos em seus benefícios e, mas, até na sua aposentadoria.










domingo, 23 de maio de 2010

SERVIDORES MUNICIPAIS DE PRESIDENTE DUTRA EM GREVE, VOLTAM ÀS RUAS EM ATO PÚBLICO NESTA SEGUNDA (24/05);


Os Servidores Municipais de Presidente Dutra, continuam em GREVE desde o dia 13/05, e até o momento, prefeita Irene Soares "bate pé no chão"  com seu silêncio não dar nenhum centavo de reajuste aos servidores municipais. Os trabalhadores irão ás ruas em ato público mais uma vez nesta segunda 24/05, com saída da Praça da Brahma às 8h00 em direção à Câmara Municipal com objetivo de receber apoio dos Vereadores, para garantir nossos direitos. Veja abaixo, matéria do Jornal Extra de São Luis-MA.







sexta-feira, 21 de maio de 2010

SINPROESEMMA e Seduc continuam discussão de Estatuto

Por: SINPROESEMMA

Data de Publicação: 21 de maio de 2010

Mais uma reunião marcou a tarde desta terça-feira ((18), na Secretaria de Educação do Estado (Seduc), no Monte Castelo. É que dirigentes do SINPROESEMMA e comissão de gestores daquela Secretaria, reuniram-se para mais uma rodada de negociação dos pontos considerados divergentes da nova proposta do Estatuto do Educador. Desta vez, a reunião foi direcionada para a estruturação da carreira. Sobre este assunto a direção do SINPROESEMMA argumentou e defendeu a tese da classe única com uma entrada somente para formação de nível superior.  O governo propõe duas classes (professor 1 e professor 2), onde criam-se subclasses , o que implicaria na manutenção do conceito de promoção que está sendo questionada numa ação direta de inconstitucionalidade. Esta ação, lembrada no momento pelo presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, foi votada no último dia 12 (quarta-feira) no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), quando a ministra Carmem Lúcia votou de forma desfavorável alegando inconstitucionalidade da promoção. “Por conta disso, há a necessidade de corrigir esta problemática na nova carreira”, declarou Pinheiro. Ele revela que ficou acertado na reunião que a assessoria jurídica do SINPROESEMMA e técnicos da administração estadual farão síntese das duas propostas analisando o conceito que a direção do SINPROESEMMA defende. GESTÃO ESCOLAR Foi discutida ainda a gestão escolar. Neste quesito, também considerado polêmico, o secretário de Educação do Estado, Anselmo Raposo, acatou no documento eleição direta para diretor de escola, ficando pendente para os próximos encontros a discussão envolvendo critérios e regulamentação relativas a esta eleição. “Avalio como positivos os últimos encontros. Posso afirmar que está havendo avanço no processo de negociação. Esperamos concluir esta etapa antes do próximo dia 10 de junho”, ressaltou o presidente. A próxima reunião entre as duas comissões está marcada para o dia 25 deste mês (terça-feira), na sede da Seduc.

GOVERNO DO ESTADO IMPEDE VISITA DE JACKSON A ‘SOCORRÃO’ DE PRESIDENTE DUTRA

20 de maio de 2010 John Cutrim.

O governador deposto Jackson Lago (PDT) foi proibido pelo governo do Estado de visitar as instalações do hospital de Presidente Dutra, durante a visita que fará neste sábado (22) ao município. O veto foi anunciado pelo diretor da Casa de Saúde. Depois de várias tentativas frustradas junto a Secretaria de Saúde no sentido de conseguir autorização para permitir a entrada do pedetista no hospital, Jackson terá que se contentar em passar pela cidade sem ver de perto sua principal obra na região. Ele passará apenas pela porta. Construído durante o governo Jackson Lago, o hospital regional de Presidente Dutra foi entregue com 5.317 metros quadrados de área construída, 100 leitos de enfermaria e 12 UTI’s, e foi feito com recursos do próprio Estado. Depois de ter ocupado o Palácio dos Leões, Roseana deixou o ‘Socorrão’ de Presidente Dutra abandonado. De lá pra cá, o hospital funciona de forma precária, sem médicos e enfermeiros suficientes, falta de medicamentos, estrutura física sem manutenção além de leitos e salas em estado deploráveis. A visita de Jackson a Presidente Dutra iniciará às 9h30 pela praça principal do município. Estarão presentes os pré-candidatos ao senado Roberto Rocha (PSDB), Edson Vidigal (PSDB), Clodomir Paz (PDT), o vereador Aristeu Nunes (PDT), o vice-prefeito Zezão (PDT) além de outras lideranças políticas do Estado

Seduc adquire 64 mil carteiras escolares

sex, 21/05/10por geraldo castro
categoria Geral

Anselmo Raposo, com a governadora Roseana e ministro Hadad. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), adquiriu, esta semana, 64 mil carteiras escolares que serão distribuídas às unidades e centros de ensino da rede pública estadual. Todas serão entregues no prazo máximo de 30 dias.O secretário de Educação, Anselmo Raposo, destacou que na próxima semana algumas unidades já receberão os móveis. A compra das carteiras foi possível graças à liberação de recursos do Tesouro Estadual. Um dos pontos destacados pelo secretário Anselmo Raposo, em relação à compra das carteiras é que todos os móveis atendem ao padrão exigido pelo Ministério da Educação (MEC). Também possuem certificado de qualidade do Inmetro. “Estamos trabalhando firmemente para atender a todas as demandas que têm chegado à Seduc. Nas viagens pelos municípios, buscamos identificar os principais problemas dos nossos centros e unidades de ensino. A nossa meta é otimizar cada vez mais ações na nossa área da educação”, declarou Anselmo Raposo. Com informações da Seduc.

Ministério Público ajuiza ação contra o prefeito de São José dos Basílios por não disponibilizar contas

sex, 21/05/10por mario carvalho
categoria Sem Categoria

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Presidente Dutra ajuizou, no dia 19 de maio, Ação Civil Pública por obrigação de fazer contra o prefeito de São José dos Basílios, João da Cruz Ferreira. O gestor nunca disponibilizou as contas públicas na Câmara Municipal para consulta da população, como exige a Lei de Responsabilidade Fiscal. O município é termo judiciário da Comarca de Presidente Dutra. O Ministério Público solicita a imediata apresentação das contas junto ao Legislativo Municipal. Em caso de desobediência, o gestor deverá pagar multa de R$ 1 mil por dia. Na ação, proposta pelo promotor de Justiça LindonjonsonGonçalves de Sousa, o MP ressalta que a obrigatoriedade da prestação de contas deve ser cumprida com a documentação integral encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), inclusive com a declaração do contador. De acordo com o promotor de Justiça, no dia 15 de abril, foi realizado um ato público em São José dos Basílios, com a presença de pessoas da comunidade, autoridades e representantes de associações, sindicatos, entre outras entidades da sociedade civil, para exigir a apresentação das contas referente ao ano de 2009. “Somente as práticas coronelistas podem explicar um ato de irregularidade tão flagrante como o de não apresentar as contas, no prazo, na Câmara Municipal”, afirmou Lindonjonson Gonçalves de Sousa, na ação. O promotor de Justiça acrescentou que a cidade de São José dos Basílios se encontra com a infraestrutura urbana comprometida, com ruas esburacadas e sem asfalto, escolas danificadas, entre outros problemas. Com informações do Ministério Público Estadual



Prefeitura de São Luis e professores não entram em acordo.

Entre outras reivindicações, os professores querem um reajuste salarial de 27%.

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís pretende pedir a decretação de ilegalidade da greve dos professores da rede municipal, caso não haja acordo com a categoria. Os professores estão em greve desde ontem (19). Os professores estão irredutíveis. Eles não aceitam a proposta feita pelo município na tentativa de dar fim à greve. Entre outras reivindicações, a categoria quer um reajuste salarial de 27%. O município ofereceu aumento de 8%. Com a greve, apenas 28 das 170 escolas municipais estão funcionando. Mais de 100 mil alunos estão sem aula. A Procuradoria Geral do Município já articulou uma ação no Tribunal de Justiça no intuito de que o movimento seja declarado ilegal. Caso a justiça decrete a ilegalidade da greve, o sindicato que representa os professores municipais promete recorrer da decisão e entrar com uma medida cautelar que possa garantir à categoria aguardar uma contra-proposta da Prefeitura sem precisar interromper a paralisação.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Prefeito de Governador Luiz Rocha “arranca” R$ 150 dos professores do Município


O prefeito do município de Governador Luiz Rocha, Raimundo Teles, arrancou literalmente, R$ 150,00 dos salários dos professores municipais. Esta é outra denúncia do Sindicato dos Servidores Municipais da Região Central do Maranhão – SINTESPEM e da Federação dos Trabalhadores Municipais da Região Centro Sul do Maranhão - FETRACSE-MA. Segundo representantes das duas entidades, os professores, revoltados, se reuniram em Assembléia Geral na última terça-feira (18), juntamente com os dirigentes sindicalistas, ocasião em que foi aprovado a realização de um Ato Público para a próxima terça-feira, dia 25. Segundo Maria Ocilma, diretora da sub sede do SINTESPEM, em Governador Luiz Rocha, há mais de um ano, estes profissionais já recebiam seus vencimentos reajustados em detrimento de acordo entre sindicato e a administração municipal. No entanto, desde o mês de abril, o prefeito Raimundo Teles reduziu o salário dos professores, contrariando o referido acordo. O Ato Público servirá para a implantação do estatuto dos servidores do município, bem como o plano de cargos, carreira e vencimentos dos professores e do plano de cargos, carreira e vencimentos dos profissionais que não atuam no magistério da rede municipal. Ficou ainda aprovado na assembléia, que, caso a administração municipal venha a persistir no erro e não atenda as pautas da categoria, antes da realização do Ato Público, haverá greve geral por tempo indeterminado.  Prefeito Raimundo Teles: “Surrupiou R$ 150 do bolso dos professores.

Matéria Extraida: Jornal Extras-São Luis - MA.

Funcionários municipais de Presidente Dutra denunciam arrogância da prefeita Irene Soares.

         CASA DE IRENE:
O titular do Sindicato dos Servidores Municipais da Região Central do Maranhão – SINTESPEM, Ivaldo Lopes Passos e o professor Gilvan Freire, presidente da Federação dos Trabalhadores Municipais da Região Centro Sul do Maranhão - FETRACSE-MA, denunciam a arrogância e altivez da prefeita de Presidente Dutra, Irene Soares (PRB), em razão de não atender as reivindicações dos servidores municipais daquela cidade. De acordo com os sindicalistas, os servidores se esforçam ao máximo para atender a sociedade, no entanto, de forma equivocada, pois zeladoras e merendeiras do município, por exemplo, estão exercendo dupla função. Desta forma, o Sindicato dos Servidores Municipais estão reivindicando uma gratificação especial para estes funcionários pelo fato de atuarem em duas atividades. Os agentes da Vigilância Sanitária de Presidente Dutra, que tem como algumas de suas atividades, o recolhimento do lixo hospitalar não recebem proventos relativos à insalubridade, pois a prefeita se recusa apagar este adicional reivindicado há mais de dois anos. Por outro lado, os professores da rede municipal de ensino que não tiveram qualquer proposta apresentada pela prefeita Irene Soares, estão reivindicando 15,97% de reajuste salarial e a implantação de títulos que também foi negada pelo Executivo de Presidente Dutra. De acordo com os sindicalistas, a “prefeita coronelista”, bateu pé no chão e diz que não dará nenhum centavo de reajuste aos sofridos e fieis servidores municipais, que continuam em greve por tempo indeterminado.Tanto para o Sintespem quanto para a Fetracse-MA, o que está prevalecendo na administração da prefeita Irene Soares é autoritarismo, unilateralismo, sobretudo, arrogância e incapacidade de administrar a coisa pública, pois sequer, conduz os destinos do município em seu gabinete, muito menos pelas ruas da cidade. De acordo com os sindicalistas, Irene Soares administra a cidade de Presidente Dutra de dentro de sua confortável mansão localizada em um bairro nobre da capital maranhense.

Matéria Extraida: Jornal Extras - São Luis - MA.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sindicalistas ficam surpresos com a matéria que não foi ao ar na TV Rios Flores.


Sindicalistas ficam surpresos com a matéria que não foi ao ar na TV Rios Flores, gravado na segunda-feira (17/05), quando os servidores estavam em ato de protesto contra a arrogância e altivez da prefeita, na câmara municipal de Presidente Dutra; onde os mesmos denunciaram a TV sobre dois acordos realizados entre sintespem e a prefeita Irene Soares em dois mil e oito sobre a aprovação do ESTATUTO e que até o momento não foi aprovado. Vigias, SERVIDORES DA SAÚDE E PROFESSORES foram entrevistados pelos reportes da TV Rios Flores. Os servidores grevistas aguardam propostas ou contra proposta da prefeita, queremos trabalhar! Os diretores do SINTESPEM informaram que estarão em São Luis nestes dias 20 e 21 na grande mídia da capital denunciando o descaso da prefeita com os servidores e a população de Presidente Dutra. A educação municipal estar parada em Presidente Dutra e a prefeita não estar nem aí! Dizem os professores, nós só queremos os nossos direitos e melhorias nas condições de trabalho.



 
 
 
 
 
 






 
 
 
 

Direção do SINTESPEM informa:


Diretores do SINTESPEM informam que já entraram com representação judicial contra o ato infame e infundado que o prefeito Raimundo Teles de Governador Luiz Rocha em reduzir o salário do professor e cobram a devolução do que foi usurpado dos salários dos professores, cerca de R$ 150,00 de cada professor, isso é um descaramento e um ato imoral, dizem os sindicalistas, parece que deu a louca nos prefeitos e os mesmos querem rasgar a nossa constituição, justiça neles!

Ação do Ministério Público em Sâo José dos Basílios-MA



Após audiência pública promotor entra com representação judicial em favor da população de São José dos Basilios-MA













terça-feira, 18 de maio de 2010

PREFEITO FAZ ATO INFAME: RAIMUNDO TELES DE GOVERNADOR LUIZ ROCHA, ARRANCOU R$ 150,00 DOS PROFESSORES


SINTESPEM realiza assembléia em Governador Luiz Rocha. Sem nenhuma explicação à entidade sindical representativa da categoria, prefeito de Governador Luiz Rocha-MA, Raimundo Teles, arrancou R$ 150,00 dos salários dos professores, os mesmos revoltados se reuniram em assembléia geral nesta terça-feira (18), juntamente com os dirigentes do sindicato e federação, que aprovaram a realização de um ato público para esta terça-feira (25/05). Segundo a diretora do sindicato Maria Ocilma, há mais de um ano, estes profissionais já recebiam seus vencimentos reajustados em detrimentos acordos entre sindicato e gestão municipal. Frisou ainda, que a aprovação do ato vem também em conseqüência nas reivindicações do estatuto dos servidores público municipal, plano de cargos, carreira e vencimento do magistério e do plano de cargos, carreira dos profissionais que não são professores da rede municipal. Ficou ainda aprovada na assembléia, que, caso o governo persistir e não vir atender as pautas das categorias antes da realização do ato público haverá greve geral por tempo indeterminado.

Denúncia:

Constatamos na escola U. I. Edmilson Pereira da rede municipal, onde foi realizada a assembléia dos professores acima citada, a situação do depósito da escola que deveria armazenar apenas os alimentos da merenda escolar, mas se mistura com materiais de limpeza, produtos higiênicos e livros didáticos. O pior é o uso do fogão a gás no corredor da escola, colocando em risco alunos e professores. Segundo a diretora da escola, a mesma já fez notificação à prefeitura, mais nada foi resolvido. Veja as fotos.

TRE confirma cassação de Eduardo Dominici


ter, 18/05/10por Décio Sá
categoria Judiciário
tags Eduardo Dominici, MPEMA, São João Batista, TREMA

O TRE concluiu na tarde desta terça-feira o julgamento do processo de cassação do prefeito de São João Batista, Eduardo Dominici (PSB), iniciado no último dia 4. Por 3 votos a 2, o tribunal confirmou decisão do juiz Cristiano Simas (63ª Zona Eleitoral) que o cassou em dezembro passado por abuso do poder econômico e político. Ele, no entanto, só deixará o cargo após o julgamento de eventuais recursos ajuizados por seus advogados.

Após essa fase, caso a decisão de hoje seja confirmada, a segunda colocada Surama Soares (PV) e seu candidato a vice, Carlos Figueiredo (PSDB), assumem definitivamente a Prefeitura de São João Batista.

Dominici é acusado de, pessoalmente, comprar votos de eleitores em suas próprias residências, inaugurar obras no período vedado e usar ônibus escolares em sua campanha. Na sessão do dia 4 o relator, juiz José Carlos Sousa e Silva, votou, acompanhando entendimento do Ministério Público Eleitoral, pela manutenção da sentença de Cristiano Simas. Ele foi seguido pela juíza Márcia Chaves.

Hoje os juízes Magno Linhares e Raimundo Barros entenderam que o prefeito era culpado apenas em relação ao uso dos ônibus escolares em sua campanha. Mas aplicaram apenas a pena de inelegibilidade, a partir do ano da eleição – 2008. Na prática, esse entendimento não resultaria em punição alguma já que Dominici poderia concorrer 2012, caso não tivesse sido reeleito.

Nesse processo só esses quatro juízes votarão. O corregedor do tribunal, José Joaquim Figueiredo, se deu por impedido por ser irmão do companheiro de chapa de Surama, Carlos Figueiredo (PSDB). Por ter atuado na defesa do socialista como advogado, Sérgio Muniz, ficou impedido de participar do julgamento.

Barreirinhas

A novela Barreirinhas só vai ter seu desfecho em junho. O processo está 2 votos a 1 pelo retorno do petista Miltinho Dias ao comando do município. Depende apenas do voto de Sérgio Muniz. Depois de duas sessões ausentes por problemas de saúde, ele disse que só apresentará seu voto na primeira sessão de junho. Alegou que por conta do tratamento não teve tempo de analisar o processo.

Daqui a pouco mais informações.

TJ determina afastamento do prefeito de Governador Archer-MA

ter, 18/05/10por daniel matos
categoria Sem Categoria

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça recebeu denúncia contra o prefeito do município de Governador Archer, Raimundo Nonato Leal, e também determinou o seu afastamento como gestor municipal, para evitar obstrução ao andamento do processo. A decisão unânime aconteceu na sessão desta terça-feira, 18.

Leal é acusado de improbidade administrativa no ano de 2005, por alugar uma pá carregadeira no valor de R$20.914,00 sem licitação, além de não comprovar o pagamento do serviço contratado, condutas previstas na Lei 8.666/93.

A denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual (MPE) destaca ainda a desaprovação das contas do município de Governador Archer pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Em sua defesa prévia, o denunciado alega que, à época, a cidade estava em situação de calamidade e precisava com urgência de um mutirão de limpeza, quando se fez necessária a contratação de serviços com dispensa de licitação.
O relator do processo, desembargador Raimundo Melo, teve o seu voto acompanhado pelos desembargadores Bayma Araújo (presidente da 1ª Câmara Criminal) e José Luiz Almeida. O MPE também decidiu pelo afastamento.

Precatório
Na mesma sessão, o desembargador Bayma também recebeu a denúncia contra o prefeito de São Vicente de Férrer, João Batista Freitas, por desobedecer a ordem judicial expedida pelo Tribunal de Justiça para pagamento de precatório no valor R$92.772,53, com inclusão no próximo orçamento e atualização até a data do efetivo pagamento. Sua decisão foi acompanhada pelos membros da 1ª Câmara Criminal.

Vereadores de Presidente Dutra, não comparecem à Câmara Municipal.


            Nesta segunda 17/05, os servidores municipais que estão em greve há (3) dias, estiveram na câmara municipal, para expor a situação do movimento grevista aos vereadores, mas se surpreenderam com a ausência dos mesmos. Apenas dos (9) vereadores estiveram, Silvia e Ronaldo, que ali prestaram seus apoios aos servidores. Os trabalhadores irritados protestaram contra as atitudes dos vereadores faltosos, e aclamaram: “deixem esses baterem nas nossas portas pedindo votos!” O presidente do SINTESPEM Ivaldo Lopes Passos, frisou dos vários acordos assinado pela prefeita, mas não cumprido, em prol dos servidores, sendo um dos pontos de maior valia para os servidores é a provação do estatuto dos servidores publico municipal que deste 2008 as categorias reivindicam, onde a prefeita assinou por duas vezes mas não cumpriu. Na próxima segunda (24/05) estaremos novamente na seção da câmera, vindo em ato público pelas ruas da cidade. Será que os fujões iram comparecer? Aguardaremos, completaram os grevistas.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sobra de Recurso do FUNDEB/09 é repassada para professores de Santa Filomena do MA.


Em reunião realizada entre prefeito municipal de Santa Filomena do MA Dr. Chico e Sindicato (SINTESPEM), ficou firmado vários acordos. Um deles foi cumprido nesta segunda 17/05, sobra de recurso do FUNDEB/09 para 80 professores. Já está na conta dos professores ABONO de R$ 500,00. A FETRACSE-MA, que vem acompanhando as ações dos sindicatos filiados, parabeniza o prefeito municipal e acreditamos que os outros itens do acordo serão cumpridos

domingo, 16 de maio de 2010

APÓS (3) DIAS DE GREVE, PREFEITA IRENE SOARES DE PRESIDENTE DUTRA NÃO RECEBE SINDICALISTA.


Trabalhadores Municipais de Presidente Dutra-MA, faz (3) dias de greve nesta segunda (17/05), e prefeita não quer negociar com sindicato. Desde 2008, o SINTESPEM reivindica a implantação do estatuto dos servidores público municipal. Para cessar a greve de 2008, houve uma reunião na Justiça do Trabalho de Presidente Dutra, com a intermediação do Juiz do Trabalho Dr. Manoel Lopes Veloso Sobrinho. A própria prefeita, através de ofício, datado em 15/08/08, informou ao sindicato que iria cumprir as cláusulas da reunião citada. Na cláusula (5) do acordo a prefeita não cumpriu o determinado, onde diz que o município encaminharia o projeto de lei para Câmara Municipal até o final do mês de novembro de 2008, nada disso aconteceu. Mais uma vez, indignados, os trabalhadores voltam às ruas, reivindicando seus direitos básicos em ato público. Veja  abaixo deste informativo, ofício assinado pela prefeita, contendo cláusulas que não foram cumpridas. Além disso, por falta de compromisso, o Ministério Público entra com duas ações civis contra a prefeita de Presidente Dutra.











sexta-feira, 14 de maio de 2010

MP aciona prefeita de Presidente Dutra


sex, 14/05/10por Décio Sá
categoria Judiciário
tags improbidade, Irene Soares, MPMA, Presidente Dutra, TCEMA

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Presidente Dutra ingressou com duas ações civis públicas – uma por ato de improbidade administrativa e outra por obrigação de fazer – contra a prefeita Irene Oliveira Soares (PRB). As duas ações referem-se às prestações de contas do município, que não estão sendo disponibilizadas na Câmara Municipal para consulta da população. A população e diversas entidades do município chegaram a realizar um ato público na Câmara de Vereadores, no dia 15 de abril, coordenado pelo Fórum de Defesa dos Direitos de Cidadania da Região Central do Maranhão. O objetivo era acompanhar a entrega da prestação de contas de 2009, o que não aconteceu.

 De acordo com o promotor Lindonjonson Gonçalves de Sousa, Irene Soares (foto) vem descumprindo o que determina a legislação, não disponibilizando as prestações de contas da prefeitura, em todos os anos que passou à frente da prefeitura de Presidente Dutra. Desde 2005 não há a publicação das contas públicas na Câmara de Vereadores. Além disso, a prefeita tem comunicado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), irregularmente, a exibição das contas no Legislativo municipal. “Somente as práticas coronelistas ainda existentes no interior do nordeste podem explicar um ato de irregularidade tão flagrante como é o de não apresentar as contas, dentro do prazo, na Câmara Municipal no exercício seguinte àquele que são apresentadas as contas ao TCE”, enfatizou o promotor. Nas ações, o promotor de Justiça requer a disponibilização imediata – e sua comprovação – das contas da Prefeitura Presidente Dutra referentes aos exercícios financeiros de 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009. O material disponibilizado deve ser a cópia integral das contas apresentadas ao TCE, inclusive com a declaração do contador responsável. Além disso, o MP pede a condenação del por improbidade administrativa. Se condenada, ela estará sujeita à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e multa, entre outras penalidades.

(As informações são do Ministério Público).

4 Comentários para “MP aciona prefeita de Presidente Dutra”

1Evan de Andrade:

14 maio, 2010 as 18:29 Décio,

Gostaria de comunicar que por perseguição política o blog http://evandeandrade.blogspot.com/ foi retirado do ar de forma criminosa. Neste blog estávamos denunciando o descaso da atual administração presidutense para com o nosso povo. Agora estamos migrando para um blog pago, aonde, creio, será mais segura, contaremos e com mais postagens.

Repudiamos toda e qualquer ação contra a liberdade de expressão de qualquer blogueiro. Pois, tenho observado que atualmente a mídia mais forte tem sido os blogs. Estão sempre na frente. Com um alcance muito maior e de forma democrática. Parabens pela matéria sobre Presidente Dutra e estamos acampados nesta luta.

Assina. Evan de Andrade – Membro do Fórum de Defesa dos Direitos de Cidadania da Região Central do Maranhão.

2 Beka:

14 maio, 2010 as 20:26 Deus é pai, filho e espirito santo!!!

É chegada a hora do nosso municipio se livrar desse cancer… é chegada a hora do povo presidutrense finalmente poder respirar os ares de desenvolvimento.

Irene Soares significa retrocesso, vergonha e porque nao dizer ausência.

Ausencia e desenvolvimento, ausencia de respeito ao povo, ausencia de interesse, ausencia de escrupulos.

Venceu as eleicoes de forma claramente fraudulenta e se esconde sobre a lentidão da justiça eleitoral que até agora não julgou as duas cassaçoes impostas a esta figura pifia que somente trouxe atraso ao nosso municipio.

PARABENS AO DR. LINDONJOHSON. PARABENS AO MPE MARANHENSE.

3 Beka:

14 maio, 2010 as 20:42 Evan de Andrade,

usando o blog do Decio como by-pass, aproveito a oportunidade para parabeniza-lo pela coragem de denunciar o descaso na qual nossa cidade vive. Como presidutrense, sei bem o que significa combater o “poder” sujo na qual a prefeitura vive mergulhada.

A uniao vermelha (ou verde) que traduz a oposicao precisa a cada dia ter a consciencia que as nossas falas a cada dia aumentarão e os ecos da mudança serão muito mais fortes do que as constantes perseguicoes.

FORÇA SEMPRE!

4 Henrique Sousa Coelho Neto:

14 maio, 2010 as 20:44 quero parabenizar a promotoria na pessoa do dr.Lindonjoson e ao blog do decio,pois vocês estão contribuindo para fortalecer cada vez mais a importancia de escolher bem nossos governantes,Presidente Dutra esta doente,suja,e com vergonha de não poder ajudar seus municipes.esperamos que o TRE dé um basta neste governo,chega não aguentamos mais

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A ADESÃO DOS TRAB. MUNICIPAIS DE PRESIDENTE DUTRA NA GREVE PASSAM DOS 90%, (13/05);


Segundo estatística do SINTESPEM, o nº de servidores na greve, passa dos 90% em seu 1º dia. Os dirigentes sindicais estão em vigília, visitando os locais de trabalho, informando das ações que irão realizar nos próximos dias. Até no momento, ao fechar do dia, não houve nenhuma posição da gestão em negociar com as categorias. Frisaram a comissão de negociação do sindicato.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Justiça Anula Concurso de São José dos Basílios-MA.

TRABALHADORES MUNICIPAIS DE PRESIDENTE DUTRA ESTÁ EM GREVE, APÓS ATO PÚBLICO.


ACONTECEU O ESPERADO. Ato Público dos Servidores Municipais de Presidente Dutra, foi nesta quarta-feira (12/05/10). Os trabalhadores indignados percorreram as principais ruas da cidade, reivindicando em uma só voz, queremos os nossos direitos, pela aprovação do estatuto do servidor público municipal. Que está a mais de dois anos engavetada na prefeitura. Por isso, fomos às ruas da cidade, contestar à falta de respeito e compromisso da prefeita municipal Irene Soares com os nossos trabalhadores. Frisou Gilvan Freire – presidente da FETRACSE-MA. Lutamos pela aprovação do estatuto, que venha assegurar os direitos abaixo.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE PRESIDENTE DUTRA 2010.

1-Revisão 15,97% na tabela de remuneração dos professores de Presidente Dutra aprovada em Assembléia Geral do SINTESPEM,em 06 de Fevereiro de 2010.

NÍVEL Salário Base
NÍVEL I – Ensino Médio(Magistério) R$ 811,79
Nível II – Graduação R$ 1.159,70
NÍVEL III – Pós-graduação R$ 1.391,64

2- Implantação da graduação e pós-graduação de professores ainda não contemplados no PCCS de Presidente Dutra -MA.
3 – Proposta de salário base categoria vigias e gratificações:
- R$ 800,00
- 50% de risco de vida
- 80% de compensação orgânica.

4 – Proposta de salário base e gratificações das categorias: auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, técnico de laboratório:- R$ 1.200,00- 40% de insalubridade.

5 – Proposta de salário base e gratificação: Assistentes Administrativos, Fiscais de Tributo, Digitador e Agente Administrativos:
- R$ 1.200,00
- 50% de gratificação por desempenho.

6 – Proposta de salário base e gratificações: Guardas Municipais:- R$ 1.200,00
- 50% de risco de vida

7 - Proposta de salário base e gratificação: Agente de Saúde:
- R$ 1.000,00
- 40% de insalubridade.

8 - Proposta de salário base e gratificação: Agente de Secretaria Escolar, Auxiliar Administrativo:
- R$ 1.000,00
- 50% de gratificação por desempenho.

9 - Proposta de salário base e gratificação: Agente de Zeladora e Agente de alimentação Escolar:
- R$ 800,00
- 50% de gratificação por desempenho.

10 - Proposta de salário base e gratificação:
Motoristas - R$ 800,00
- 50% de gratificação de desempenho
- 50% de risco de vida.


terça-feira, 11 de maio de 2010

TRABALHADORES MUNICIPAIS QUEREM PREFEITA EM MESA DE NEGOCIAÇÃO


TRABALHADORES MUNICIPAIS NAS RUAS DE PRESIDENTE DUTRA EM ATO PÚBLICO.
 NESTA QUARTA-FEIRA (12/05). SERVIDORES QUEREM PREFEITA EM MESA DE NEGOCIAÇÃO, CASO NÃO, APÓS ATO, DECRETARÃO GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.

A SOCIEDADE DE SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS-MA, AGUARDAM ANSIOSOS PELA REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA


Nesta quinta-feira (13), às 16h00. O SINTESPEM E FETRACSE-MA, realizarão Audiência Pública no Município de São José dos Basílios-MA. Temas: "Combate a Corrupção, Direitos Trabalhista e Uma Educação de Qualidade". Tendo a intermediação do Ministério Público de Presidente Dutra, Excelentíssimo Dr. Lindonjoson e da MM Juíza de Direito da 1ª Vara de Presidente Dutra Drª Rosa Maria da Silva Duarte.

Os temas abordados são de muitas preocupações para as organizações sindicais. Esperamos que desta audiência pública, vêm alavancar melhorias para os trabalhadores municipais e a sociedade no todo. Veja os gráficos abaixo, que demonstra realmente á nossa preocupação com a educação, tendo uma redução brusca na matrícula, conforme dados do IDEB.

Juiz cassa prefeita e vice de Fortuna

seg, 10/05/10por Décio Sá
categoria Judiciário
tags Fortuna, Francisca Alves dos Reis, MPEMA, Raimundo Coelho, TREMA


A prefeita e o vice-prefeito de Fortuna, Francisca Alves dos Reis (PDT) e Farid Costa Baquil (DEM), foram cassados nesta segunda-feira pelo juiz eleitoral de São Domingos do Maranhão, Clênio Lima Correa. Ele são acusados de abuso de poder político e econômico nas Eleições 2008. Como a pedetista foi eleita com mais de 50% dos votos válidos, o juiz determinou que a presidente da Câmara de Vereadores, Ricarda Alves Reis (PDT), filha da prefeita cassada, assuma o comando do município até que o TRE marque a data da nova eleição. Francisca Alves (foto/TSE) venceu o ex-prefeito Raimundo Coelho (PHS) por apenas 149 votos de diferença. Ela teve 4.285 votos (50,88%) contra 4.136 votos (49,12%) do adversário.

Segundo o processo o então prefeito da cidade, Antonio Araújo Gomes (PSB), fez pagamentos de várias despesas da campanha da pedetista, a quem apoiava, com cheques pré-datados da prefeitura emitidos em setembro de 2008. Os cheques totalizaram mais de R$ 1 milhão. Além disso, ele teria contratado e demitido servidores de forma política no período da eleição, o que é proibido pela legislação eleitoral.

Antonio Gomes foi eleito em 2004 com apoio do então prefeito Raimundo Coelho, de quem era chefe de gabinete. Nas eleições passadas, ele chegou a apoiar o ex-padrinho político. Indicou o próprio sobrinho, José Alberto (PSB), para compor a vaga de vice do ex-prefeito.

No entanto, após as convenções, foi levado pelos deputados Carlos Brandão (PSDB) e Graça Paz (PDT) para uma conversa com o então governador Jackson Lago (PDT), sendo cooptado para a “Balaiada”. No dia seguinte já estava no palanque de Francisca Alves, sua principal adversária nas Eleições 2004, em Fortuna. seguinte já estava no palanque de Francisca Alves, sua principal adversária nas Eleições 2004, em Fortuna.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Remuneração média do servidor público cresce 30,3% em cinco anos


Trabalhadores da esfera pública Federal tiveram o maior índice de variação positiva, passando de R$ 3.901 em 2003 para R$ 5.247 em 2008

Brasília, 06/05/2010 - A remuneração média do trabalhador brasileiro no setor público cresceu 30,3% entre 2003 a 2008, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), passando de R$ 1.655 para R$ 2.158. O total de trabalhadores - que compreende os setores Federal, Estadual e Municipal - passou de 7,2 milhões para 8,7 milhões nesse período.

Por nível de escolaridade, a maior variação ocorreu em relação ao grau de instrução até 4ª série incompleta: houve expansão de 42,77% nos últimos cinco anos, de R$ 670,19 para R$ 956,80. O salário médio dos trabalhadores com Ensino Médio Completo teve alta de 24,16% passando de R$ 1.286,24 para R$ 1.596,96; e dos servidores com nível Superior Completo alcançou R$ 3.448,31 ao final de 2008, equivalente a um aumento de 20,21% desde 2003.

Ainda por grau de instrução, o número de trabalhadores analfabetos em todo setor público caiu de 46.983 para 33.604. Por outro lado, houve aumento no contingente de trabalhadores com Ensino Médio e Superior Completo. Em 2003 a esfera pública contabilizava 2,32 milhões de servidores com Ensino Médio Completo, chegando a quase 3,0 milhões em 2008. Já o número de empregos com Superior Completo passou de 2,23 milhões para 3,12 milhões.

Esfera pública - Trabalhadores do setor público Federal tiveram a maior remuneração média em cinco anos e também o maior índice de variação positiva. De acordo com a RAIS, a remuneração passou de R$ 3.901 em 2003 para R$ 5.247 ao final de 2008, equivalente a expansão de 34,5%. Na Estadual, passou de R$ 1.839,9 para R$ 2.432,81 (32,23%); na Municipal, de R$ 1.042,77 para R$ 1.306,33 (25,27%).

Por grau de escolaridade, a remuneração média do servidor com Superior completo passou de R$ 6.084,07 para R$ R$ 7.710,03 no setor público Federal; e com Ensino Médio completo, de R$ 2.783,23 para R$ 3.398,99. Na esfera Estadual, de R$ 2.600,26 para R$ 3.283,77 no Superior completo; e de R$ R$ 1.412,69 para R$ 1.983,03 no ensino médio completo.

Gênero - O sexo masculino obteve a maior remuneração em todo setor público, sendo que a média ficou em R$ 2.580,66 ante R$ 1.982,21. Em contrapartida, a remuneração das mulheres passou de R$ 1.406,24 para R$ 1.860,56. Dos 7,2 milhões de trabalhadores em 2003, o contingente masculino correspondia com 3,1 milhões. Em 2008, passou para 3,6 milhões, sendo que as mulheres totalizavam mais de 5,1 milhões nesse mesmo período.

A remuneração média dos homens com ensino Superior Completo passou de R$ 3.781,65 em 2003 para R$ 4.736,07; no caso das mulheres, de R$ 2.329,91 para R$ 2.817,36.

Assessoria de Imprensa do MTE


PAUTA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS-MA:


Kleber Tratorzão, do PDT, prefeito de São Domingos do Maranhão, sacou R$ 1,1 milhão na boca do caixa

Prefeito sacou R$ 1,1 milhão na boca do caixa

seg, 10/05/10por Décio Sá
categoria Polícia
tags Banco do Brasil, Kleber Tratorzão, PF, São Domingos do Maranhão

Na semana passada o blog trouxe a informação de que o preso preso de Satubinha, Mão de Ouro (PP), sacou R$ 60 mil mesmo estando atrás das grades (reveja). O prefeito de Serrano, Vagno Pereira, o Banga (PTdoB), passou R$ 45 dias em Pedrinhas por que foi pego sacando R$ 10 mil na boca do caixa. Depois descobriu-se que nos últimos seis meses os saques dessa forma no município passaram dos R$ 3 milhões. Diante de tanto escândalo, o Banco do Brasil distribuiu circular aos seus gerentes proibindo a prática no estado.

Mas as denúncias não param. O blog recebeu cópia de três cheques da Prefeitura de São Domingos do Maranhão, administrada por Kleber Tratorzão (PDT), também retirados no caixa do BB ano passado.

Um no valor de 403,928 mil, outro de R$ 500,572 mil e o último de 244,650 mil, totalizando R$ 1,149 milhão. Todos ao emitente e assinados pelo prefeito. O blog também está de posse de notas fiscais de uma papelaria onde a prefeitura comprou água sanitária, sabão em pó, vela para filtro e vassoura. Veja por enquanto a cópia dos cheques com seus próprios olhos: